segunda-feira, julho 08, 2013

Pela defesa da cidadania

O texto que se segue foi publicado na Edição de 5 de Julho de 2013 do Jornal Notícias de Ourém, o qual constitui a sequência de textos que irão sendo ali publicados e aqui transcritos na íntegra.


"Coluna do Meio
Pela defesa da cidadania
Duas das dez razões que Vítor Frazão invocou no passado dia 11 de Dezembro para apresentar a sua candidatura à Câmara Municipal de Ourém foram, por um lado, a motivação e o empenho para continuar a trabalhar pelo desenvolvimento do concelho que já serve há mais de 25 anos, com a promessa de que se manterá atento aos problemas dos oureenses e que contribuirá para a resolução das suas necessidades; e foi também, por outro lado, a capacidade para optimizar os seus conhecimentos, princípios e ideais, em prol de uma gestão autárquica equilibrada, eficaz, sustentável e com respeito e consideração por todos os oureenses. Cedo isto foi afirmado, portanto, por Vítor Frazão, quando anunciou publicamente a sua candidatura suprapartidária à Câmara Municipal de Ourém, no passado mês de Dezembro, já lá vão mais de seis meses!
O MOVE – Movimento Ourém Vivo e Empreendedor não pode deixar, por isso, de, nas próximas eleições, levar a efeito uma campanha que cumpra com aqueles objectivos, pois o que aqui está em causa é não defraudar as expectativas dos oureenses e contribuir para a credibilização da vida política e da gestão da “coisa pública”.
Recordo aqui as palavras do próprio Papa Francisco, que lançou recentemente uma espécie de mensagem “urbi et orbi”, ao considerar que a política é uma arte nobre e que todos devemos participar na vida política, enquanto cidadãos responsáveis, activos e preocupados com o bem comum. 
Diria que esta é a “zona de conforto” do MOVE, ou seja, um Movimento de cariz INDEPENDENTE que quer valorizar e prestigiar os VALORES DA CIDADANIA. Mas, que quer também contribuir para uma gestão autárquica espontânea, sem deixar de ser, no entanto, verdadeira, sustentável e de respeito e consideração por todas as pessoas. 
Por exemplo, na pré e na campanha eleitoral das eleições autárquicas que se avizinham, o MOVE – Movimento Ourém Vivo e Empreendedor, conforme já foi tornado público, não se associa a “técnicas e meios despesistas”. Por essa razão, vai continuar fiel à sua “Carta de Princípios”, entre os quais, levar a efeito uma campanha séria, credível e honesta, uma campanha de proximidade ao povo oureense e pautada pela humildade, em face da crise que assola o país. 
A concretização desta promessa eleitoral materializa-se, designadamente, através da utilização de uma carrinha - devidamente identificada com as cores do MOVE - que fará chegar a todo o concelho os ideais e mensagens dos seus candidatos às próximas eleições autárquicas. Tal vai ao encontro, não só da promessa que o MOVE assumiu, desde a primeira hora, de que vai fazer uma campanha com e para as pessoas, respeitando-as e solidarizando-se com elas, como também vai ao encontro da ideia de que a melhor forma de cativar o respeito, a atenção e a amizade dessas mesmas pessoas é falando verdade e cumprindo com o que se lhes promete. “À mulher de César não basta ser séria, é preciso parecê-lo”, pelo que o MOVE – Movimento Ourém Vivo e Empreendedor, Vítor Frazão e os restantes candidatos se apresentam nas próximas eleições com um projecto político a pensar nas pessoas e naturalmente vocacionado para a DEFESA DOS VALORES DA CIDADANIA".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...