sexta-feira, janeiro 15, 2016

Ano Novo, Casa Nova!

Texto saído na Edição nº 5 do Boletim da Universidade Sénior de Ourém (USO), Dezembro de 2015.

Antes de mais, uma palavra de agradecimento à Direcção da Universidade Sénior de Ourém (USO), pelo amável convite que me endereçou para continuar a colaborar voluntariamente com esta valorosa Academia, que já leva sete anos de intensa e profícua actividade no nosso concelho, e que constitui um exemplo vivo do dinamismo associativo e comunitário, uma verdadeira causa social que urge dignificar, e para a qual todos temos de estar disponíveis. Pela minha parte, estou hoje tão disponível para este trabalho abnegado quanto estive no passado. E fica aqui a certeza, de que – comigo – poderão sempre contar, incondicionalmente!
Depois, é tempo de enaltecer o facto de a USO se ter mudado, de armas e bagagens, para uma nova casa, aquela que doravante será o seu espaço de aprendizagem e de troca de conhecimentos, uma aspiração há muito almejada pelos responsáveis da Universidade, mas também pelos alunos, e que foi agora possível concretizar. A todos quantos tornaram possível este sonho antigo, fica aqui o reconhecimento e uma palavra de apreço e gratidão.
E não posso deixar passar esta oportunidade, para compartilhar aqui a minha enorme emoção por ter pertencido à última leva de alunos que frequentou o espaço que a USO agora ocupa, à época enquanto “Escola Preparatória” (de facto, foi ali que completei o primeiro ano do ciclo, como então se chamava, tendo depois transitado para a nova “Escola Preparatória”, actual “Escola Básica 4º Conde de Ourém”, inaugurada com pompa e circunstância pelo então Primeiro-Ministro Francisco Pinto Balsemão), emoção agora redobrada pelo facto de aqui regressar enquanto humilde, mas apaixonado e convicto professor.
Deixo aqui ainda uma palavra de estímulo para os alunos, a essência e a razão cimeira do nosso trabalho voluntarioso nesta Academia, cuja função social em prol das populações locais é notória e amplamente reconhecida. Aqui, os alunos, para além das aprendizagens e do conhecimento, podem encontrar um local de convívio, que combate o isolacionismo e o abandono a que muitos – infelizmente – ainda estão votados.   
Por fim, quero desejar a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo. Que 2016 augure as melhores realizações pessoais e um futuro repleto de vida e conhecimento.
Ourém, 3 de Dezembro de 2015
João Pereira  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...